Atividade

Imagem 1

Clínica

Acompanhamento em psicologia de crianças, jovens e adultos

Avaliação psicológica de crianças, jovens e adultos

Acompanhamento em psicomotricidade de crianças e jovens

Avaliação psicomotora de crianças e jovens

Formação e Certificação para aplicação dos instrumentos: ASEBA, SCIA, Vineland 2, BANC, Griffiths III, ADOS-2 e ADI-R

Formação e Certificação para o Circle of Security Parenting

Workshop e Certificação em Terapia Dialéctica (DBT)

Formação e Certificação Internacional para Profissionais de Saúde Mental do PEERS®

Curso Pós-Graduado de Actualização em Psicoeducação Familiar no Modelo de Fallon, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

Colaborar e promover uma articulação com:

  • Outros colegas e especialistas na área de Psicologia;
  • Outros colegas da Psicomotricidade e da Educação Especial e Reabilitação;
  • Outras especialidades médicas (Pediatria, Pediatria do Desenvolvimento, Neuropediatria, Pediatria do Neurodesenvlvimento, Pedopsiquiatria, Neurologia da Criança e do Adolescente);
  • Outras áreas de intervenção (Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicopedagogos);
  • Outros contextos de intervenção, nomeadamente escolas e colégios, através da articulação com Educadores, Professores, mais especificamente Professores de Educação Especial.
Imagem 2

Consultoria

Escolas: 

  • Potenciar o trabalho colaborativo entre os diferentes intervenientes no processo educativo dos alunos;
  • Colaborar com os docentes a definir estratégias e auxiliar na implementação e operacionalização das medidas educativas existentes;
  • Estimular ao pensamento criativo na compreensão da diferenciação pedagógica;
  • Incentivar a criação de redes de apoio na comunicade; contribuir para o desenvolvimento pessoal necessário para o pensamento inclusivo.

Empresas: 

  • Auxiliar as empresas a criar respostas inclusivas de emprego e inclusão social;
  • Apoiar na articulação com escolas quando a resposta é o Plano Individual de Transição (PIT);
  • Capacitar a empresa para acolher e proporcionar o acompanhamento personalizado necessário na inclusão laboral.

Pais: 

  • Auxiliar e orientar as famílias na compreensão e gestão da sua situação actual e na identificação de eventuais necessidades (terapêuticas e académicas), com contribuição de soluções;
  • Colaborar na definição de um plano de trabalho exequível e adequado à família, considerando as necessidades (transições, mudanças de escola e procedimentos burocráticos da inclusão).
Imagem 3

Formativa

Certificação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (B107 Educação Especial – domínio cognitivo e motor)

Certificação da Aptidão de Formador

Criação e implementação de várias formações sobre Inclusão/DL 54/2018  e Perturbações do Desenvolvimento (curta e longa duração) por todo o país

Realização de várias formações sobre Educação Especial/ DL 3/2008 (curta e longa duração) por todo o país

Formador de várias acções de “Formação para a Inclusão”

Imagem 4

Editorial/Científica

2021 – Colaboração no livro “Hiperatividade e Défice de Atenção – da teoria à prática” – Rita Antunes e equipa de neurodesenvolvimento do Hospital CUF Descobertas;

2019 – Seminário de dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica – Tema: “Bem-estar dos Professores: validação da TWBS à língua portuguesa”;

2018 – Colaboração no livro “Sentidos – o grande livro das perturbações do desenvolvimento e do comportamento” – Nuno Lobo Antunes e a Equipa Técnica do PIN;

2014 – Colaboração no livro “Mais forte do que eu! ” – Ana Rodrigues e Nuno Lobo Antunes;

2006 – Seminário de investigação da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora – Tema: “Estudo comparativo do Comportamento Adaptativo entre a população com Deficiência Mental e a população dita ‘normal’”.

Contactos

Email: info@nelsonrodriguesafonso.pt
Telemóvel: +351 916 985 190

Consultório
Rua de Moscavide, Nº 8C
1990-160 Lisboa
Abrir no google maps

Scroll to Top