Atividade

Clínica
Acompanhamento em psicologia de crianças, jovens e adultos
Avaliação psicológica de crianças, jovens e adultos
Acompanhamento em psicomotricidade de crianças e jovens
Avaliação psicomotora de crianças e jovens
Formação e Certificação para aplicação dos instrumentos: ASEBA, SCIA, Vineland 2, BANC, Griffiths III, ADOS-2 e ADI-R
Formação e Certificação para o Circle of Security Parenting
Workshop e Certificação em Terapia Dialéctica (DBT)
Formação e Certificação Internacional para Profissionais de Saúde Mental do PEERS®
Curso Pós-Graduado de Actualização em Psicoeducação Familiar no Modelo de Fallon, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa
Colaborar e promover uma articulação com:
- Outros colegas e especialistas na área de Psicologia;
- Outros colegas da Psicomotricidade e da Educação Especial e Reabilitação;
- Outras especialidades médicas (Pediatria, Pediatria do Desenvolvimento, Neuropediatria, Pediatria do Neurodesenvlvimento, Pedopsiquiatria, Neurologia da Criança e do Adolescente);
- Outras áreas de intervenção (Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicopedagogos);
- Outros contextos de intervenção, nomeadamente escolas e colégios, através da articulação com Educadores, Professores, mais especificamente Professores de Educação Especial.

Consultoria
Escolas:
- Potenciar o trabalho colaborativo entre os diferentes intervenientes no processo educativo dos alunos;
- Colaborar com os docentes a definir estratégias e auxiliar na implementação e operacionalização das medidas educativas existentes;
- Estimular ao pensamento criativo na compreensão da diferenciação pedagógica;
- Incentivar a criação de redes de apoio na comunicade; contribuir para o desenvolvimento pessoal necessário para o pensamento inclusivo.
Empresas:
- Auxiliar as empresas a criar respostas inclusivas de emprego e inclusão social;
- Apoiar na articulação com escolas quando a resposta é o Plano Individual de Transição (PIT);
- Capacitar a empresa para acolher e proporcionar o acompanhamento personalizado necessário na inclusão laboral.
Pais:
- Auxiliar e orientar as famílias na compreensão e gestão da sua situação actual e na identificação de eventuais necessidades (terapêuticas e académicas), com contribuição de soluções;
- Colaborar na definição de um plano de trabalho exequível e adequado à família, considerando as necessidades (transições, mudanças de escola e procedimentos burocráticos da inclusão).

Formativa
Certificação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (B107 Educação Especial – domínio cognitivo e motor) Certificação da Aptidão de Formador Criação e implementação de várias formações sobre Inclusão/DL 54/2018 e Perturbações do Desenvolvimento (curta e longa duração) por todo o país Realização de várias formações sobre Educação Especial/ DL 3/2008 (curta e longa duração) por todo o país Formador de várias acções de “Formação para a Inclusão”
Editorial/Científica
2021 – Colaboração no livro “Hiperatividade e Défice de Atenção – da teoria à prática” – Rita Antunes e equipa de neurodesenvolvimento do Hospital CUF Descobertas;
2019 – Seminário de dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica – Tema: “Bem-estar dos Professores: validação da TWBS à língua portuguesa”;
2018 – Colaboração no livro “Sentidos – o grande livro das perturbações do desenvolvimento e do comportamento” – Nuno Lobo Antunes e a Equipa Técnica do PIN;
2014 – Colaboração no livro “Mais forte do que eu! ” – Ana Rodrigues e Nuno Lobo Antunes;
2006 – Seminário de investigação da Licenciatura em Reabilitação Psicomotora – Tema: “Estudo comparativo do Comportamento Adaptativo entre a população com Deficiência Mental e a população dita ‘normal’”.
Contactos
Email: info@nelsonrodriguesafonso.pt
Telemóvel: +351 916 985 190
Consultório
Rua de Moscavide, Nº 8C
1990-160 Lisboa
Abrir no google maps